Instituído pelo Comité Internacional da Dança (CID) da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), em 1982, o Dia Mundial da Dança é celebrado na data de nascimento do bailarino, mestre de bailado e autor da obra teórica “Lettres sur la Danse”, Jean-Georges Noverre (1727-1810), considerado um dos pioneiros da dança moderna.
Por todo o país, companhias e grupos de dança, escolas e associações realizam espetáculos e oficinas para público de todas as idades, com o objetivo de festejar uma arte cuja universalidade é sublinhada e promovida há décadas por instituições internacionais.
Na sexta-feira, em Lisboa, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) celebrará no Teatro Camões, com a interpretação do bailado clássico “La Sylphide”, acompanhada pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa.
Em parceria com a RTP – estreia-se e decorre ao longo do dia na RTP2 -, “Danças na Cidade” reúne um conjunto de quatro obras curtas de dança adaptadas a locais não convencionais, num trabalho sobre o património arquitetónico emblemático da cidade de Lisboa.
Fonte: Observador
Sem comentários:
Enviar um comentário